Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, credenciada pelo CME - Conselho Municipal da Educação por meio do Parecer nº 03/2018 com validade até 31/12/2020, sendo também registrada no INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sob o número 23095997; está localizada na Rua José Rangel de Araújo, 22, no Centro do Município de Boa Viagem, Estado do Ceará, CEP.: 63.870-000, cadastrada na Receita Federal sob o CNPJ.: 10.946.557/0001-73, podendo ser contactada pelo o e-mail: epacsa2017@hotmail.com e telefone (88) 98825 7084; sendo que na estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educação a escola integra o Polo Educacional 12B, do qual é a escola sede. De acordo com a estrutura administrativa do Governo do Estado do Ceará, no segmento educacional, o Município de Boa Viagem segue as orientações da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE 12, que está sediada em Quixadá Ceara.
Criada em 1939, com a denominação de Escolas Reunidas de Boa Viagem, a atual Escola Padre Antônio Correia de Sá passou a ter suas aulas ministradas para mais de 100 (cem) alunos, distribuídas em dois turnos, em um prédio cedido pelo Estado. As primeiras professoras Cisalpina Cunha Lima, Maria de Lourdes Sampaio de Carvalho e Nilse Ayres de Alencar batalharam pela construção de um prédio escolar mais amplo, que lhes oferecesse meios dignos de trabalho.
Em 1948 o então prefeito Manoel Araújo Marinho, atendeu a solicitação das educadoras. Adquiriu o terreno e o então Governador Faustino de Albuquerque e Sousa, autorizou a construção de um prédio com quatro salas de aulas. No mesmo ano o prédio ficou pronto e recebeu o nome de Padre Antônio Correia de Sá em homenagem ao primeiro vigário de Boa Viagem.
No governo de Paulo Sarasate (1955-1959), a pedido de Nilse Alencar Araújo e uma equipe de professores, ocorreu à elevação das Escolas Reunidas para Grupo Escolar Padre Antônio Correia de Sá.
Criada pelo Decreto nº 11.493, do dia 17/10/1975, com publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará de 30/10/1975 e municipalizada a partir de 26 de janeiro de 2013.
A escola atualmente conta com 905 alunos, deste modo distribuído, sendo 486no ensino fundamental I e 419 no ensino fundamental II, em seu Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente pela comunidade escolar, a Escola Padre Antônio Correia de Sá, se define como uma instituição que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança e do adolescente em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e do meio onde convive. Dentro de uma perspectiva sócio-interacionista, busca a escola construir uma educação plena e em conformidade com a Legislação Nacional vigente, mas precisamente a Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
Assim como Paulo Freire, os que fazem a Escola Padre Antônio Correia de Sá acreditam que a Educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural e afirma: A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.HINO DA ESCOLA PADRE ANTÔNIO CORREIA DE SÁ
Letra e Música: Professor Cícero Pinto do Nascimento
Partitura: Maestro João Leonardo de Sousa Leonel
I
Aureolado de brilho e de glória
É o teu nome, ó escola, exaltado,
Por tua linda e preciosa história,
Neste solo fecundo e sagrado...
CORO
Salve, salve teus mestres queridos,
Desde quando nasceu o saber,
Nesta casa por muitos vividos,
Que aprenderam à escrita e o ler.
II
Oh! Quão linda tua grande missão!
De hoje e sempre com amor educar.
Oh, Quão linda tua nobre função.
Da cultura e do bem fomentar!
III
Padre Antônio Correia de Sá,
Lar bendito da educação
Luz divina havemos de honrar,
Teu lavor, com fiel devoção.
EQUIPES DE GESTÃO
A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes. Ao longo de sua história essa unidade ensino já gerenciada pelas seguintes pessoas:
1948-1961
Profª Nilse Ayres de Alencar Araújo (Diretora).
1962-1975
Profª Ana Dalva de Almeida Pereira (Diretora).
Profª. Maria Zeuta Marinho de Araújo ( Vice-Diretora).
1976-1980
Profª Francisca Maria de Fátima Vieira Barbosa (Diretora);
Profª Balbina Maria Sampaio Lima (Vice-Diretora);
Profª Maria Farias Leal (Vice-Diretora);
Profª Maria de Fátima Vieira (Supervisora);
Rosicler Machado (Secretária).
1981-1988
Profª Francisca Maria de Fátima Vieira Barbosa (Diretora);
Profª Balbina Maria Sampaio Lima(Vice-Diretora);
Profª Maria Farias Leal (Supervisora);
Maria Sami Vieira de Sousa (Secretária).
1989-1995
Profª Balbina Maria Sampaio (Diretora);
Profª Maria Fátima Vieira (Supervisora);
Rosicler Machado ( Secretária).
1995-1998
Profª Maria Moreira de Melo (Diretora);
Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Coordenadora Pedagógica);
Profª Maria Farias Leal (Coordenadora Administrativa Financeira);
Maria Sami de Sousa (Secretária).
1999-2001
Profª Maria Moreira de Melo (Diretora);
Profª Maria Sami Vieira Sousa (Coordenadora Pedagógica);
Profª Maria Helena Barbosa Sampaio (Coordenadora Administrativa Financeira);
Clara Alves Pinto (Secretária).
2002-2004
Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora);
Profª Maria Sami Vieira Sousa (Coordenadora Pedagógica);
Maria Deuselina Mesquita Vieira (Secretária).
2005-2008
Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora);
Profª Rejane de Deus Rodrigues (Coordenadora Pedagógica);
Maria de Fátima (Secretária).
2009-2012
Profª Rejane de Deus Rodrigues (Diretora);
Profª Mazda Kelle Pedroza Machado (Coordenadora Pedagógica);
Profª Luciana Cavalcante Noronha da Luz (Coordenadora Financeira);
Maria Célia Nascimento Alves (Secretária).
2013-2015
Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora);
Profª Elisângela Samuel (Coordenadora Pedagógica);
Profª Vera Lúcia Sampaio Pereira (Coordenadora Pedagógica);
Maria Célia Nascimento Alves (Secretária).
2015-2016
Profª Maria Aldenice (Diretora);
Profº Adelmo Rodrigues Freitas (Coordenador Pedagógico)
Profª Elisângela Samuel (Coordenadora Pedagógica);
Profº Francisco das Chagas de Oliveira (Coordenador Pedagógico);
Maria Célia Nascimento Alves (Secretária).
2017-2020
Profª Artemiza Soares Albuquerque Guerreiro (Diretora);
Prof. Adelmo Rodrigues de Freitas (Coordenador Pedagógico);
Profª Mazda Kelle Pedroza Machado de Lima (Coordenadora Pedagógica);
Maria Célia Nascimento Alves (Secretária).
A ESTRUTURA FÍSICA E HUMANA:
Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá possui a seguinte estrutura:
Setor Administrativo (Sede e Anexo):
1. Almoxarifado: 01
2. Arquivo: 01
3. Banheiros docente: 04
4. Cantina: 02
5. Depósitos: 02
6. Sala de direção: 02
7. Sala de professores: 02
8. Sala de secretaria: 01
Setor Acadêmico:
1. Sala de Leitura: 01
2. Laboratório de informática: 01
3. Pátio aberto: 02
4. Pátio coberto: 01
5. Salas de aula: 15
RECURSOS HUMANOS
1. ASG: 26
2. AGENTE ADMINISTRATIVO: 03
3. PROFESSORES: 67
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Fundamentada numa concepção sócio-interacionista, a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia moral e intelectual de todos os envolvidos no processo educativo, buscando humanização e a mudança social. Numa concepção histórico-social, a escola socializa as inúmeras tendências, apresentadas por Rousseau, Marx, Hegel, Sartre, dentre outros que se fundamentam na compreensão da pessoa pela interação entre sujeito e sociedade.
Em meio às adversidades a Escola Padre Antônio Correia de Sá, obteve uma aprovação em 2018 da ordem de 95%, tendo conseguido nos últimos três anos um aprovação superior a de 92%, o que ao ser analisado em conjunto, foi considerado como positivo, visto que, uma considerável parcela de nossos educandos é egressa de famílias que vivem dramas sociais dos mais diversos possíveis, influenciando negativamente no processo de ensino aprendizagem. O trabalho é árduo e contínuo em prol de uma educação significativa e de qualidade.
Há um espírito de equipe que envolve o Corpo Docente e o Núcleo Gestor, tendo deste modo um maior compromisso e comprometimento com os educandos. A proatividade se faz presente e visível nos profissionais que fazem a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, bem como a Gestão Democrática mantém a unidade da equipe que trabalha alinhada, debatendo os problemas que surgem no cotidiano escolar e buscando em conjunto a definição de estratégias para superar as adversidades que permeiam o processo de ensino aprendizagem.
O currículo desenvolvido na EEF Padre Antônio Correia de Sá está alinhado às novas regras da Base Nacional Comum Curricular, definidas recentemente pelo Ministério da Educação. Desta maneira estabelecer o currículo implica, necessariamente, em uma interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente em:
a) Produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
b) Relações entre conteúdo, método, contexto sociocultural e fins da educação.
c) Respeito à identidade cultural do aluno, na perspectiva da diversidade cultural.
d) Articulação desses saberes das áreas de conhecimento, do aluno, do contexto histórico-social e a função de mediação; Relação professor aluno.
e) Desenvolvimento de uma prática pedagógica que articule conteúdos e a dinâmica de um processo educativo que empregue recursos didático-pedagógicos facilitadores da aprendizagem.
f) Relação entre a formação continuada do professor e a dinâmica de sua prática em sala de aula.
g) A inclusão de temas socioculturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental que se caracterizam por:
h) Urgência social;
i) Abrangência municipal;
j) Possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
k) Favorecimento na compreensão da realidade social, na forma de
ética;
l) Diversidade cultural; (cultura afro-brasileira e indígena);
m) Meio-ambiente;
n) Saúde;
o) Orientação sexual;
p) Trabalho e consumo;
q) Temas locais.
A EPACSA Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, enquanto escola pública, busca permanecer referência no âmbito municipal, contribuindo significativamente para a formação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.