CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 10/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA DE BOA VIAGEM VISITA IFCE E REAFIRMA PARCEIRIAS DE AÇÕES QUE BENEFICIAM O MUNICÍPIO

A Prefeitura de Boa Viagem por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária estiveram reunidos junto com Professores Igor e Ricardo, Engenheiro Derlan, Secreta´ria de Agricultura Patrícia Martins e o Procurador do Munícipio Roberto Campelo, em uma visita ao IFCE para reafirmar a parceria de ac¸o~es que contempla o homem e a mulher do campo.

#Agricultura 09/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Programa Leite Bom produz em média 250.000 litros por mês

Prefeitura de Boa Viagem, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária promove o Programa Leite Bom.

O programa atua no repasse de uma ajuda de custo, concedida por meio de uma bolsa, para 16 operadores/cuidadores de tanques de resfriamento. Os produtores são beneficiados, pois o valor recebido pelos cuidadores representa um custo a menos na manutenção do prédio onde o tanque está instalado.

Além disso, o programa também visa proporcionar acompanhamento técnico da produção e dos produtores ativos em cada tanque.

#Agricultura 20/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Boa Viagem participa da 12° Plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo 2024-2027

Nesta quinta-feira (20), a

Prefeitura de Boa Viagem participou da 12ª plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. O evento aconteceu em Canindé, onde esteve presente o Governador do Estado Elmano de Freitas, a Senadora da República Angusta Brito e várias lideranças, além de moradores da região do Sertão de Canindé que lotaram local.

Na comitiva que foi representado Boa Viagem esteve a Primeira-dama e Articuladora do Selo Unicef Fabíola Bezerra, a Secretaria da Cultura,Turismo e Lazer Ceiça Melo, a Secretaria da Agricultura Patrícia o Vereador Arnado Cavalcante e todos os representantes de cada setor.

Mas afinal, do que se trata o Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027?

O PPA define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal, contemplando as despesas de capital, como investimentos, e outras delas decorrentes, além dos programas de duração continuada. Este plano é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos.

O objetivo do evento é viabilizar que a população contribua com a criação e melhoria das políticas públicas, que serão a base para o PPA 2024-2027. No PPA do Sertão de Canindé, foram mais de 500 cearenses debatendo demandas da região.

#Agricultura 19/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura participa do Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/24

A Prefeitura de Boa Viagem participou nesta segunda-feira(17) do Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024. O Evento aconteceu no Auditório da UniPace, em Fortaleza.

O Plano Safra da Agricultura Familiar é um programa do governo brasileiro que visa apoiar e fortalecer a produção agrícola de pequenos agricultores e suas famílias. Ele oferece crédito rural com juros baixos, assistência técnica, investimentos em infraestrutura agrícola e incentiva práticas sustentáveis. O objetivo é melhorar a renda e as condições de vida dos agricultores familiares, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural no país.

#Agricultura 04/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Mutirão para a apresentação do Programa Pátria Produtora

Nesta quinta-feira, 29/06, a Prefeitura de Boa Viagem, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou o Mutirão para apresentar o Programa Pátria Produtora e atender os Assentados e Assentadas dos assentamentos federais do município.

O programa é uma parceria entre o Instituto e o Banco do Brasil e tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para agricultores familiares, financiando empreendimentos rurais.

O evento contou com a presença da Secretária da Agricultura Patrícia Pereira, do Gerente do Banco do Brasil Márcio Sousa, e do Empresário da Agility Evilásio Júnior, empresa parceira na execução do programa.

#Agricultura 21/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura entrega boletos do Garantia Safra Secretaria de Agricultura de Boa Viagem realiza entrega de boletos do Garantia Safra
#Agricultura 10/08/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA MEL PARA REFORÇAR UMA MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE

A Prefeitura de Boa Viagem, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu, é já recebeu, toda a produção de mel de abelha do grupo da comunidade de Japão.

A aquisição destina-se a suprir os estoques para a merenda escolar. O mel é um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos do corpo humano. Sua inclusão na merenda escolar, vai enriquecê-la e colaborar com o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes.

O mel de abelha, adquirido da agricultura familiar, valoriza esta atividade do ponto de vista econômico, social e ambiental, proporcionando geração de renda, reduzindo a dependência dos produtos agrícolas de subsistência tradicionais, o que favorece a fixação do homem no campo e também a preservação da flora nativa, garantindo, também, a preservação de espécies animais dependentes desta flora.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 04/08/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Produção de algodão ecológico avança no Ceará

Em apenas dois anos, os resultados já são visíveis na cidade de Boa Viagem.

Quinze municípios no Sertão cearense formam o núcleo produtivo que cultiva algodão orgânico, ampliando a renda de agricultores e diminuindo impactos ao solo

Agricultores familiares de 15 municípios do Sertão cearense estão apostando no cultivo da cotonicultura orgânica. A ideia é formar zonas livres de agroquímicos. Além de fomentar a renda entre produtores, a cultura tem mercado promissor, uma vez que o Ceará atende menos de 5% da demanda para o algodão orgânico no País, conforme a Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultura (Adec).

Colheita

Em apenas dois anos, os resultados já são visíveis na cidade de Boa Viagem. De acordo com o secretário de Agricultura do Município, Ronilson Abreu, a estimativa de colheita para 2020 é de 35 toneladas de rama de algodão (pluma e caroço). O volume é seis vezes superior ao registrado em 2018, quando o programa começou a ser implantado.

O grande diferencial deste tipo de cultura está na diversificação do plantio, preservando, assim, o solo. Em uma mesma área, o cultivo é feito consorciado com milho, gergelim, amendoim e feijão. A produtividade média do algodão ecológico, livre de agroquímicos, é de 500 kg.

O agrônomo e ambientalista Paulo Maciel observa que há um nicho muito favorável no mercado europeu que busca adquirir produtos de base agroecológica. A Alemanha, por exemplo, já sinalizou com o interesse na aquisição de redes do Ceará, segundo o núcleo produtivo dos municípios. A exigência é que elas sejam produzidas com algodão orgânico.

Paulo recorda que, no fim dos anos de 1990, o Ceará começou a assessorar essas técnicas, em regiões distintas, mas "apesar do êxito, a expansão foi lenta". O especialista explica que o cultivo orgânico demanda maior cuidado e tempo e, por isso, muitos produtores acabam pendendo para o modelo tradicional.

Estratégias

Para vencer, sem agrotóxicos, o ataque da principal praga do algodoeiro, o bicudo, uma das estratégias é distribuir as sementes em dezembro. "O algodão é resistente à escassez de água, por isso o ideal é plantar cedo, para crescer logo nas primeiras chuvas e assim conviver melhor com o bicudo", explica Abreu. "Outra medida obrigatória é fazer o chamado vazio sanitário, que é arrancar e queimar os restos culturais em novembro para evitar abrigo e criadouros de bicudo".

Uma das instituições que presta auxílio técnico aos produtores é a Adec. É ela também quem compra toda a produção de Boa Viagem, Tauá, Parambu, Independência e de Novo Oriente. O produto é, então, revendido para duas empresas: a francesa Vert Trade e para a Cooperativa Justa Trama, do Rio Grande do Sul. Juntos, eles devem produzir 100t nesta safra. "Será uma das melhores", pontuou o presidente da Adec, Manoel Loiola de Sena. No ano passado foram 38t. O aumento se dá pela adesão de novos produtores.

Os outros 10 municípios - Ararendá, Catunda, Choró, Crateús, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria e Tamboril - fazem comercialização consorciada para empresas da região sudeste do País.

Fonte: Diário do Nordeste

#Agricultura 10/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Agricultura: Boa Viagem volta a ser produtora de algodão

Investir em Agricultura e no trabalho do homem do campo são uma prioridade da administração municipal de Boa Viagem. O algodão, que no passado já foi o ouro branco e principal fonte de renda e subsistência dos munícipes voltou aos campos invernais.

A safra deste ano superou todas as expectativas, atingindo a marca de incríveis 35 toneladas de algodão agroecológico. A safra representa grande riqueza e satisfação para os agricultores, que tiveram sua alto estima recuperada. O algodão agora é uma importante fonte de renda pra o nosso agricultor familiar.

A ideia do retorno do plantio do algodão se deu em um projeto que o município participou em 2017, onde reuniu diversos interessados entre prefeitos e secretários de agricultura na região dos Inhamuns/Sertão Central. A prefeita Aline Vieira e o secretário Ronilson Sérgio de pronto acreditaram na ideia que hoje é uma grande realidade para o nosso homem do campo.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 08/07/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Boa Viagem apoia os produtores de leite

A Prefeitura de Boa Viagem, por meio da Secretaria de Agricultura, apoia decisivamente os produtores de leite do município. Desde 2019, quando foi realizada uma seleção para uma bolsa de trabalho para os cuidadores dos tanques de leite, mensalmente todos os cuidadores recebem ajuda para manter limpo o local de recebimento do leite dos produtores, atender os produtores e repassar informações sobre ações da secretaria junto as comunidades. Hoje, a Secretaria de Agricultura iniciou a entrega dos kits de limpeza nos tanque próximos a usina de leite. Ao todo o beneficio abrange 16 tanques.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 24/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Boa Viagem na mídia - Cooperativa Agropecuária

Em Boa Viagem, a Cooperativa Agropecuária de Boa Viagem (CooperBoa) chega a anunciar mais de 90 produtos agrícolas pelo site e aplicativo disponível para Android e iPhone.

"Preparamos os produtores para fornecer o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nas escolas, mas, com as instituições fechadas, eles nos solicitaram uma solução", explica o secretário da Agricultura e Pecuária da cidade, Ronilson Abreu.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 23/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Captura preventiva de abelhas na sede e zona rural
#Agricultura 18/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Boa Viagem na mídia - Cooperativa de Boa Viagem avança nas vendas virtuais e lança aplicativo

BOA VIAGEM NA MÍDIA - Cooperativa de Boa Viagem avança nas vendas virtuais e lança aplicativo.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 15/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Produção de Algodão Agroecológico de Boa Viagem é destaque na mídia

A colheita do algodão agroecológico em Boa Viagem chega ao terceiro ano com bastante vigor. A cultura do plantio do algodão fazem parte da história da economia de Boa Viagem. Essa prática retomada pelo municipio em 2017, primeiro com uma pequena escala, porém altamente qualificada com o plantido do algodão de alta qualidade, e hoje, reúne quase uma centena de pequenos produtores. O trabalho realizado com o incentivo e a parceria da administrção municipal e da ADEC, organiza os produtores para uma venda coletiva para exportação do algodão. Em 2020 todos os produtores já comercializaram o algodão, tendo a Prefeitura desenvolvido um intendo trabalho do resgate desta cultura no município.

#Agricultura 04/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Boa Viagem espera safra recorde de algodão agroecológico
#Agricultura 24/05/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Ajude a Cooperativa da Agricultura Familiar de Boa Viagem (CooperBoa) em sua plataforma a custo ZERO

Ajude a Cooperativa da Agricultura Familiar de Boa Viagem (CooperBoa) em sua plataforma a custo ZERO. É simples e fácil, é só fazer seu pedido pelo link: https://goomer.app/cooperboa

Produtos da Agricultura Familiar, cultivados e criados sem agrotóxicos ou promotores de crescimento. Aproveite.

Lembre-se: Siga todas as medidas recomendadas! Lave bem as mãos, mantenha 1,5 metro de distância de outras pessoas e não saia de casa e use máscara. #umnovocaminho #prevencaocoronavírus #pmbv #juntospelaboaviagem #coronavirus #covid19 #quarentenanaoeferias #juntospeloceara

#Agricultura 09/03/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura de Boa Viagem apoia o pequeno produtor

Duas ações ocorridas esta semana mostram o apoio da Prefeitura de Boa Viagem ao pequeno produtor.

A primeira foi o apoio a Cooperativa Agropecuária de Boa Viagem (COOPERBOA) com a entrega do primeiro lote de pintinhos aos cooperados. A aquisição em maior escala resultou em um preço inferior ao de mercado, tendo a prefeitura demonstrado o valor da compra conjunta dos insumos da produção. A outra foi a visita dos técnicos do Estado aos campos de palma implantados para servir de unidades técnicas demonstrativas.

A finalidade dessas unidades é promover a capacitação dos produtores da palma irrigada, dando acesso às tecnologias e orientações de como plantar a palma.

#umnovocaminho

#Agricultura 14/02/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeita Aline Vieira reúne-se com comunidade leiteira

A prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, visitou na manhã desta quinta-feira, 13/02, o tanque de resfriamento de leite na comunidade do Salgado, no distrito de Ipiranga, ocasião em que se reuniu com os produtores rurais da região, conferindo o sucesso alcançado pelo recebimento do leite na comunidade. Acompanharam a prefeita, o presidente da associação comunitária do Salgado I e II Junior, Miguel Veras e o vereador Arnaldo Cavalcante.

#Agricultura 12/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Boa Viagem: Apicultores se preparam para a próxima safra de mel A prefeitura de Boa Viagem, em parceria com o SEBRAE e a Associação dos Apicultores, promove ações de capacitação para fabricação de cera alveolada na comunidade de Japão atendendo vários apicultores da região.
O consultor do SEBRAE, Paulo Airton, ministrou a capacitação marcando o importante momento para a apicultura de Boa Viagem.
#Agricultura 25/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Sucesso na 3ª edição do concurso Melhor Galinha Caipira de Boa Viagem Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Boa Viagem, o SEBRAE, e as secretarias do Trabalho e Assistência Social; Cultura, Turismo e Lazer e Agricultura e Pecuária realizam o concurso Melhor Galinha Caipira de Boa Viagem. Este ano os nove boaviagenses inscritos, além da execução dos pratos, participaram de oficinas de manipulação e boas práticas, pré-pesagem e ficha técnica. E todos trabalharam a cultura local em forma de sabor, criatividade, originalidade, os quesitos para participar do evento, mas cada um a seu modo. Na maratona gastronômica, observada por cinco jurados e dois fiscais, sobressaíram como a melhor galinha caipira de Boa Viagem: Maria Iraneide de Lima Paiva, 1o lugar, Fabiana Cavalcante de Aquino, 2o Lugar e Terezinha Viana em 3o Lugar. O certame foi acompanhado pela Prefeita Aline Vieira, o Vereador Arnaldo Cavalcante, a Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer, Dra. Andréa Cavalcante, o secretário de Agricultura e Pecuária, Ronilson Sérgio, a Secretária de Políticas Públicas, Rosa Vieira, o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Odécio Vieira e Giselia Ribeiro, Consultora de Gastronomia do SEBRAE.
#Agricultura 27/02/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA Prefeitura faz parceria com o IFCE
#Agricultura 11/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PREFEITURA LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA A prefeita Aline Vieira esteve presente ao evento e falou que a iniciativa tem como objetivo evitar prejuízos à cadeia produtiva.
#Agricultura 09/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA VACINE SEU REBANHO!
#Agricultura 09/05/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PROGRAMA PALMAS PARA BOA VIAGEM GANHA DESTAQUE NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
Através do programa dezenas de produtores rurais de Boa Viagem, estão recebendo um reforço especial da Secretaria de Agricultura e Pecuária deste Município, para a alimentação dos seus rebanhos.
Dezenas de produtores rurais de Boa Viagem, no Sertão Central, estão recebendo um reforço especial da Secretaria de Agricultura e Pecuária deste Município, para a alimentação dos seus rebanhos. Trata-se do Programa Palmas para Boa Viagem. Na sua primeira etapa o secretário municipal Ronilson Abreu promoveu um Dia de Campo sobre a cultura da palma forrageira.

O encontro com dezenas de pequenos e médios produtores rurais da região ocorreu na última sexta-feira, 27 de abril, na Fazenda Bom Sucesso, no distrito de Olho d’Água. A ação teve como objetivo demonstrar aos participantes as técnicas para o plantio, a colheita, fabricação do farelo, o enriquecimento com levedura e a troca de conhecimento entre os produtores do cactáceo resistente a períodos de estiagem prolongada.

Ronilson Abreu destacou que o Dia de Campo foi promovido exclusivamente pela sua Secretaria, contando também com a visita e parceria de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), onde na oportunidade a prefeita Aline Vieira informou que serão construídas duas Unidades Técnicas Demonstrativas, para capacitação contínua dos produtores da palma irrigada.

Veja a matéria completa:
#Agricultura 27/04/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA PRIMEIRO DIA DE CAMPO DA PALMA FORRAGEIRA A Prefeitura Municipal de Boa Viagem através da Secretaria de Agricultura e Pecuária esteve realizando nesta sexta-feira 27/04, o 1° Dia de Campo da Palma Forrageira, uma iniciativa da prefeitura municipal para o cultivo da Palma.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária Ronilson Sérgio, o dia de campo faz parte do Programa Palmas para Boa Viagem e teve o objetivo de mostrar aos produtores as técnicas para o plantio, a colheita, a fabricação do farelo, o enriquecimento com levedura e a troca de conhecimento entre os produtores da Palma Forrageira.

No evento a prefeita Aline Vieira informou que serão construídas duas Unidades Técnicas Demonstrativas que tem por finalidade a capacitação dos produtores da palma irrigada. "O evento foi muito importante pois nossos produtores poderam ter acesso as tecnologias e orientações de como plantar a palma", disse ela.

Assessoria de Comunicação

#umnovocaminho
#Agricultura 14/10/2017 GABINETE DO PREFEITO Assinatura de Ato de Quitação de Dívidas dos Agricultores durante a FEBOA!
www.boaviagem.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 17:54:01