BOA VIAGEM PARTICIPA DO I ENCONTRO DO SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA 2017

A secretária de Cultura de Boa Viagem Flávia Soares, está participando nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar, em Fortaleza do I Encontro do Sistema Estadual de Cultura 2017, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reunindo secretários de Cultura e outros gestores culturais dos municípios cearenses.  O encontro tem como objetivo ampliar o diálogo da Secretaria com os novos gestores municipais, apresentando em detalhes a política cultural do Estado e os diversos programas, projetos e ações da Secult, e construir uma agenda coletiva para estruturação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura.

O fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação dos Sistemas Municipais, é uma prioridade definida na Meta 1 do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana. O Encontro do Sistema Estadual de Cultura será um momento para avançar nessa agenda, quanto às gestões municiais que tomaram posse em janeiro deste ano, reforçand
o também o diálogo mantido de forma permanente pela Secretaria com os municípios.

Programação

Na terça-feira, 21, às 9h, no Teatro Carlos Câmara, acontece a abertura do Encontro, com uma mesa sobre a construção do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura e a maior presença da política cultural no Interior do Estado, além de apresentação, pelo secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, da equipe e dos principais programas, projetos e ações da Secult, com as perspectivas para este e o próximo ano, e com as diversas possibilidades de participação e parcerias com os municípios.

Das 14h às 17h serão debatidos os desafios e perspectivas da agenda de implantação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura (incluindo os planos, conselhos, fóruns e fundos municipais de cultura), bem como dos sistemas setoriais (arquivos, bibliotecas, museus, teatros e bandas de música). Fechando a programação do primeiro dia do Encontro, uma apresentação do Mapa Cultural do Ceará como ferramenta de construção e integração dos sistemas municipais de Cultura, além de debate com os gestores municiáis de Cultura.

Na quarta-feira, 22/3, às 9h, no Theatro José de Alencar, acontecem de 9h às 13h o Encontro do Sistema Estadual de Teatros (SET), coordenado pela diretora do TJA, Selma Santiago. Já na sede da Secult, na Rua Major Facundo, 500, Edifício do Cineteatro São Luiz, acontece de 14h às 18h atendimento aos gestores municipais pelas diversas coordenadorias da Secretaria, passando informações e esclarecendo dúvidas sobre programas, projetos e ações da Secult, com participação aberta aos municípios.

É a Cultura de Boa Viagem em Um Novo Caminho!

Informações: Secult